A minha vida num Psi...

Junho 03 2009

E leio e releio e apercebo-me que no tempo de Miguel Torga todos os advérbios de modo que fossem carregados numa sílaba eram acentuados... por exemplo "ràpidamente" escrevia-se com acento no primeiro "à". E que tipo de acento! Quatorze tinha origem na palavra quatro e escrevia-se "qua" e não "ca".

Fez-me imensa confusão pois eu aprendi há 20 anos que advérbios de modo não têm acento. Rapidamente na escrita dos anos em que vivo é sem acento!

Não é que antigamente se escrevesse mal, nada disso! Aliás, não há escritor português que não escreva impecavelmente. Mas a evolução da língua Portuguesa passa por mudanças que nas gerações futuras são naturais, mas que nas gerações anteriores são como atropelos à maravilhosa língua portuguesa.

 

E não será isto mesmo o que se estará a passar nos nossos dias com o novo acordo ortográfico?

Não me imagino a escrever "óptimo" sem o "p"... É um atropelo à língua.

Mas será mesmo um atropelo ou seremos nós que "orgulhosamente sós", como diria o nosso ditador da década de 40 a 60, nos recusamos a evoluir.

 

RRRRRRrrrrrrrrrr ...."facto" sem "c" antes do "t" é fato!

 

Mas em inglês "right" é direito e certo! E isto não me faz confusão. Pudera, não é a minha língua!... E eu sou Portuguesa e fui criada a pensar que o que é do estrangeiro não é bom, só o que é do meu Portugalzinho é que vale... A riqueza que a comunidade Brasileira ou Africana nos podem dar têm de ser subjugadas à intolerância Portuguesa.

 

Não sei! Só sei que daqui a 20 anos já ninguém se vai lembrar de nada disto, nem eu!

 

Contra a minha intolerância à mudança, agradeço a todos os portugueses, a todas as comunidades dos PALOP ou que falem o meu Português que fazem com que o Português não seja uma língua morta.

Publicado por Larissa às 16:10

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O modo como eu vejo o mundo... Tão condicionado como o de qualquer outra pessoa.
Pesquisar neste blog
 
Junho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
23
24
25
26
27

29
30