A minha vida num Psi...

Janeiro 01 2009

Bem vindos ao ano de 2009!

 

Ficamos a um passo de sermos mais conhecedores da Astronomia, ou não fosse 2009 o ano internacional desta ciência. Com esta celebração pretende-se "assinalar o passo de gigante que constituiu a primeira utilização do telescópio para observações astronómicas por Galileu" (in AIA 2009). Parabéns à Astronomia!

 

Astronomia quer, antes de mais, dizer  "a lei das estrelas". No tempo de Copérnico e de Galileu olhavam-se as estrelas para retirar delas todos o ensinamentos possíveis e imaginários. O objectivo era mesmo aprender! Evoluir! Era a curiosidade a motivação, o ímpeto de muitos seres humanos.

O Ser Humano,  é um ser de muitas motivações... as básicas, as afectivas, as sociais, as de auto-realização e as reconhecimento. Em todas estas a sabedoria e o gosto pelo conhecimento é um valor acrescido e um adubo importantíssimo.

 

Estrelas e conhecimento... foram duas palavras que me soaram aos ouvidos na noite de inicio do ano de 2009. Tal como Copérnico e Galileu, olhei para as estrelas e pedi-lhes que me dessem a sabedoria para poder entender cada vez melhor o mundo que me rodeia...

Entender porque a Ministra da Educação não quer que os alunos olhem para as estrelas e adquiram conhecimentos que os poderão levar a pensar e a raciocinar por si próprios no futuro. Entender, porque o Primeiro Ministro impede que os empregados deixem de olhar para o chão com a vergonha de não poderem lutar pelos seus direitos com medo de serem despedidos, e não olharem para as estrelas e aprenderem que o trabalho é uma actividade onde se pode construir coisas maravilhosas e obter reconhecimento quando se trabalha bem. Entender porque o Ministro da Justiça e o Procurador Geral da República não fornecem os meios práticos, à policia, e logísticos, aos investigadores, para que a justiça possa tirar a venda, olhar para as estrelas, conhecer, ficar a saber, e equilibrar a balança da justiça. Entender porque o Ministro dos dinheiros em Portugal deixa que pessoas, que fielmente pagam os seus impostos ao estado português, olhem permanentemente para a sua carteira vazia ou para a carteira dos banqueiros a abarrotar, e não olhem as estrelas para adquirir o conhecimento de como gerir cada vez melhor as suas Finanças. Entender porque o Presidente promulga uma lei mal concebida e injusta para a educação em Portugal, na noite em que a maioria das pessoas está "distrida" com os festejos da esperança e assim retirando-lhes a esperança desde a raiz do ano novo.

 

Hoje olhei as estrelas e vi.... vi que não preciso de telescópio para ver o que se passa aqui na terra.... no entanto.... a vista da terra para as estrelas é fantástica, maravilhosa. A Ursa maior e a menor! Entender porque as estrelas estão sempre ordenadas em constelações que formam figuras geométricas complexas mas apaixonantes! Vou contrariar o desejo dos meus governantes e olhar cada vez mais para as estrelas... vou andar "na lua".

 

Como não poderia deixar de ser... agradeço a Cupérnico, a Galileu, a todos os  cientistas na área da astronomia, a todos os cientistas... ou não fosse eu uma!

 

Feliz ano de 2009.

Publicado por Larissa às 18:27
Tags:

O modo como eu vejo o mundo... Tão condicionado como o de qualquer outra pessoa.
Pesquisar neste blog
 
Janeiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

12
13
14
15
16
17

18
19
20
22
23

25
26
28
29
30