A minha vida num Psi...

Dezembro 21 2008

Hoje, dia 21 de Dezembro às 12.04h, ocorreu o solstício de Inverno.

 

Solstício e equinócio são conceitos que sempre me agradaram, mas em particular o solstício e especificamente o de Inverno, ou não fosse eu uma apaixonada pelo Outono e pelo Inverno. Sempre associei solstício a histórias míticas ancestrais. Histórias que se perpetuaram no tempo. Histórias que foram passadas por gerações e gerações e, na minha fantasia, à volta de uma mesa imaginária repleta de pessoas que se amavam o suficiente umas para quererem partilhar histórias e outras para quererem ouvir histórias. Pessoas que se queriam ouvir!

 

Mas, hoje que sou adulta, encanto-me pela história real das coisas, e por isso mesmo fui à Wikipédia saber mais. Aqui, fiquei a saber que o solstício de Inverno "simbolizava o início da vitória da luz sobre a escuridão". No meu imaginário psicanalítico a luz poderia simbolizar o conhecimento, a capacidade de viver em verdade, o respeito que deveríamos ter por nós mesmo e pelos outros, a capacidade de ouvir o que nos dizem e não só o que queremos ouvir, e o pensar sobre o que nos é dito. A escuridão teria então origem no desconhecido, na dedicação exclusiva a quem não partilha, na culpa que mói e tolda o pensamento, no desgosto e na ausência de critica em relação ao que nos rodeia.

 

Acendamos então as luzes da sabedoria, pois só assim saberemos que ainda temos muito que aprender e que partilhar. Nunca chegaremos à verdadeira sabedoria, mas poderemos tentar evitar a escuridão. Ambicionemos apenas tentar alumiar o pequeno mundo que nos rodeia, porque várias luzes juntas formam um foco bem forte.

 

Hoje agradeço a quem me quis alumiar. Não tenho a capacidade de esquecer... e por isso mesmo vou tentar ser como eles(as), aprender com eles(as), ver como o fazem com sabedoria, e no ano 2009 vou tentar iluminar-me para então ter algum discernimento para pensar em tentar iluminar quem me rodeia.

Publicado por Larissa às 21:06

Vim, sobretudo, agradecer e desejar um Feliz Natal. Além da leitura, aproveitei para ver o vídeo, pois já Gil Vicente dizia ridendo castigat mores», o que se poderá traduzir por a rir (pela sátira) se corrigem os costumes. Mas já não o encontrei no local de onde o terás retirado.
Estás certa. Mais vale uma critica construtiva que mil elogios. A sabedoria permanecerá, seguramente, no Ano de 2009. o que pode estar comprometido é o nosso equilíbrio financeiro.
Bem, era mesmo para desejar um Feliz Natal , pelo que regresso ao tema, não o banalizando, mas dizendo que é desejado do fundo do coração.
Manuel Luís a 22 de Dezembro de 2008 às 10:10

Olá Princesa
Feliz Natal!
tufo a 22 de Dezembro de 2008 às 11:39

Larissa,

Fico mesmo muito contente que me considere um Amigo da Net, mas só lhe pedia que escrevesse "Afilhado" com maiúcula. Sou um picuinhas com o título do blogue e farto-me de ver ou "Afilhado" ou "O afilhado", quando bonito bonito é "O Afilhado". Desculpe lá a parvoíce, mas são as obcessões deste bocado de gente.
Já agora, aproveito para lhe dizer que tambem vou colocar o seu blogue na minha lista :)

Cumprimentos,

TMR
Tiago Moreira Ramalho a 22 de Dezembro de 2008 às 16:04

claro que farei o que me pede! Boas sugestões nunca se deitam fora.
Um beijo e boas festas!
Larissa a 23 de Dezembro de 2008 às 10:22

O modo como eu vejo o mundo... Tão condicionado como o de qualquer outra pessoa.
Pesquisar neste blog
 
Dezembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
16
17
18
19
20

22
23
24
25
26
27

28
29
30
31